Na semana do idoso balanço mostra aumento das denúncias de crimes contra a “melhor idade”

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD 2007, a população idosa já chega a quase 20 milhões de habitantes, ou 10,5% do total de brasileiros, e o balanço do Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19) mostra que os baianos estão mais vigilantes com as pessoas da “melhor idade”. O número de denúncias de crimes contra os idosos, recebidas pelo serviço, teve um salto de 353% no comparativo dos oito primeiros meses deste ano, com o mesmo período de 2009.


De janeiro a agosto de 2010, o Disque Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social recebeu 725 relatos desses crimes, contra 160 no mesmo período do ano anterior. “A população vem utilizando o serviço cada vez mais para denunciar assuntos relacionados à violência contra as pessoas desprotegidas. Todos estão atentos a zelar pelos direitos humanos


O crime de maus tratos familiares engrossou a lista como o mais denunciado nos dois períodos comparados, foram 448 relatos este ano e 88 no ano anterior. Em seguida aparece o crime de abandono, 111 contra 25. Além desses, os baianos denunciaram os maus tratos de terceiros, lesão financeira, abandono material e negligência.

0 comentários: